Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Reajuste Professores SP

Professor do Estado terá reajuste em agosto


Thâmara Kaoru

do Agora



Os professores da rede estadual de ensino vão receber aumento salarial de 10,2% em agosto.



A informação é do secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald.



Com o reajuste, o salário-base de um professor com jornada de 40 horas semanais passará de R$ 1.894,12 para R$ 2.088,27.



No ano passado, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, aprovou o projeto de lei que dá aumento à categoria até 2014.



Serão beneficiados cerca de 374 mil profissionais ativos e aposentados.



O pagamento é feito no quinto dia útil do mês.



"Eles receberão em agosto o referente ao mês de julho" diz.



Fonte: Agora

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ensino em Casa

Matéria publicada na Folha de São Paulo, 12 de junho de 2012.




Ensino em casa



HÉLIO SCHWARTSMAN



SÃO PAULO - Se há algo que eu não faria, é tentar ensinar eu mesmo a meus filhos os conteúdos curriculares do ensino básico. Faltam-me paciência, talento e conhecimento para tanto. E, mesmo que os tivesse, não aderiria ao "homeschooling", pois acredito que a função do colégio não é só transmitir conhecimentos aos alunos, mas também ensiná-los a conviver civilizadamente uns com os outros, respeitando diferenças e aprendendo com elas.



Ainda assim, parece despropositada a perseguição a que pais que optam pelo ensino doméstico são submetidos por secretarias de Educação, o Ministério Público e a Justiça.



Para começar, nenhuma lei veta o "homeschooling". É verdade que o Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 55) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (art. 6º) determinam a obrigatoriedade de os pais matricularem seus filhos na rede regular de ensino, mas não estabelecem nenhuma pena para quem deixa de fazê-lo, o que os torna, na esfera criminal, enfeites sem aplicabilidade.



Quem fixa uma sanção é o artigo 246 do Código Penal, mas aí o tipo já não é a ausência de matrícula, mas o abandono intelectual, definido como "deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar". Ora, se os pais estão ensinando algo do currículo, essa situação já não se configura, de modo que processá-los se torna, além de violação à autonomia individual, um desperdício de recursos públicos.



Pode-se argumentar que a prática causa prejuízo aos filhos. Pode ser, mas essa é só uma possibilidade que não foi ainda demonstrada. De todo modo, a decisão de onde educar integra a esfera de privacidade das famílias, na qual não convém interferir.



Vale lembrar que nossas leis já facultam a pais infligir coisas talvez piores a seus rebentos, como ligá-los a uma fé religiosa antes de terem idade para decidir se querem frequentar cultos ou iniciá-los em qualquer torcida que não a do Corinthians.



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Concurso Diretor de Escola SP

Segundo o Site da Udemo, o Secretario Herman informou a enidade na última reunião que breve mente será realizado concurso público para Diretor de Escola, faltando apenas a definição de um novo perfil pra esse Diretor.
Quem pretende então ser Diretor é melhor ir se preparando já.