Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Tecnologia de Informação e Comunicação

Segundo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Lígia Cristina Rubim Menezes no texto "O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem",(2004). "...isoladamente, as tecnologias não podem gerar mudanças. Sua inserção no cotidiano da escola exige a formação contextualizada de todos os profissionais envolvidos, de forma que sejam capazes de identificar os problemas e as necessidades institucionais, relacionadas ao uso de tecnologias." As escolas brasileiras estão preparadas para atuar nesta sociedade em que a maior parte das ações são permeadas pela tecnologia?

8 comentários:

Paulinho Professor disse...

Obs: Tarefa da aula do dia 16/04 para o Curso de Gestão Escolar, Araçatuba.

Unknown disse...

respondendo a pergunta digo com todas as letras NÃOOOOOOOOOO! a escola ainda precisa mudar muitos paradigmas para poder inserir a tic.Os gestores precisam ser mais ousados, incentivar mais a comunidade escolar na incorporação da TIC.Melhores salários também facilitarão nesta incorporação, pois, ainda temos professores que não faz uso de tecnologias, não assinam jornais, revistas, não ´possuem TV a cabo,pois,o salários fica a cargo da família. A educação precisa mudar, se renovar, mas para isto todos precisam estar conscientes e se ajudar.....simone

Unknown disse...

As Escolas Brasileiras ainda não tem uma estrutura adequada para um melhor desenvolvimento das TICs, e grande parte dos professores também não conseguem inserir esses instrumentos tecnológicos em suas metodologias de ensino, devendo ocorrer uma renovaão nesse sentido>>>
PAULO HENRIQUE

Hélida disse...

Eu acredito que as escolas estão a caminho da utilização das TIC. Alguns instrumentos já estão sendo inseridos nas escolas, como a sala de informática, data show, lousa digital, assinaturas de revistas da área de educação, mas o que mais trava este progresso é a falta de orientação técnica aos docentes e demais funcionários que, às vezes, até tem vontade de usar determinados instrumentos, e por nao saberem como, não o fazem, deixando assim de utilizar recursos valiosos para enriquecerem-se de informações, transformá-las em conhecimento e se tornarem capazes de solucionar variados tipos de problemas.

Hélida disse...

Eu acredito que as escolas estão a caminho da utilização das TIC. Alguns instrumentos já estão sendo inseridos nas escolas, como a sala de informática, data show, lousa digital, assinaturas de revistas da área de educação, mas o que mais trava este progresso é a falta de orientação técnica aos docentes e demais funcionários que, às vezes, até tem vontade de usar determinados instrumentos, e por nao saberem como, não o fazem, deixando assim de utilizar recursos valiosos para enriquecerem-se de informações, transformá-las em conhecimento e se tornarem capazes de solucionar variados tipos de problemas.

Regina disse...

bom, não digo que estão bem preparadas, mas estão caminhando para isto, e para tanto, o sistema precisa fornecer cursos de capacitação e incentivo para funcionários e professores, para que possa ser utilizada na melhoria da escola e do aprendizado, embora eu creia que ainda exista um certo comodismo de alguns ................

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Não, mas ela caminha para tal objetivo, pois tais tecnologias têm chegado às escolas para serem usadas como ferramenta importante, mas não essencial na construção da aprendizagem dos alunos. Não basta equipar as escolas com as mais variadas tecnologias, senão houver uma capacitação à altura e que atenda a todos os profissionais envolvidos na construção dessa aprendizagem.
Fernanda Gonçalves Motta