O Governo do Estado de São Paulo está criando uma bolsa de R$ 1.000,00 para auxiliar famílias de usuários de Drogas, apelidada de "bolsa crack". Esse tipo de ação:

Follow by Email

Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Conselho de Classe Participativo

Muita gente está procurando modelo de Conselho de Classes participativo, esse aqui eu apliquei na escola em que trabalho com muito sucesso:

Conselho de Escola Participativo


Data: 06/05/2011 – Com professores, representantes dos alunos, pais e funcionários.
Data: 11/05/2011 – Com todos os alunos, pais e professores ( Com aula normal).
Objetivo: Possibilitar a compreensão da execução do Projeto Pedagógico da escola, da avaliação formativa, das possibilidades de recuperação e reforço, da participação de todos os atores da escola na condução do processo ensino aprendizagem, qual o significado da avaliação e como ela está presente na vida de todos os envolvidos no processo de escolarização.
Metodologia: no dia 06/05, na primeira parte do Conselho, com inicio às oito horas os professores, representantes de alunos, pais e funcionários da escola se reunirão com a equipe gestora para reflexão sobre a execução da Proposta Pedagógica da escola, situação das classes com relação a rendimento, causas prováveis para os obstáculos de aprendizagem, formas de avaliação utilizadas pela escola, possibilidades de recuperação e reforço, propostas de melhorias e outras sugestões propostas pelos presentes.
Na segunda parte será analisada a situação de cada classe, procurando identificar os avanços obtidos, os obstáculos de aprendizagem e propor soluções para melhor desenvolvimento da proposta pedagógica da escola.
No dia 11/05/2001, durante a primeira aula, cada professor em sua sala, se reunirá com os alunos e pais convidados para refletirem sobre a execução do Projeto Pedagógico da escola, principalmente sobre o desenvolvimento do currículo, aprendizagem e avaliação em sala de aula, momento em que todos poderão opinar, culminando em relatórios de cada sala elaborado pelos próprios alunos e apenas orientado pelo professor. Do relatório de cada sala será elaborado um relatório final para reflexão pelos professores, funcionários e gestores em HTPCs, onde serão elaboradas formas de superação das dificuldades da escola, ações práticas para posterior devolutiva aos alunos.
Avaliação:
Durante as HTPCs os professores farão relatos dos resultados obtidos após a realização do conselho.


Documentos que serão trabalhadas no Conselho:


Conselho com a Classe – dia 11/05
Sala..........................Professor....................................................

1- O que os alunos querem da escola? O que ele vem fazer na escola?
2- Como foi o rendimento da sala no 1º bimestre?
O que você aprendeu?
O que você não aprendeu?
3-A indisciplina/desinteresse de alguns alunos contribuiu para o baixo rendimento da sala?
4-O que cada aluno pode fazer para melhorar o rendimento da sala?
5-O que os professores podem fazer para melhorar o rendimento da sala?
6-O que a direção/coordenação pode fazer para melhorar o rendimento da sala?
7-Outras sugestões:

Dia 06/05

Aos seis dias do mês de maio do ano de 2011, reuniram-se os membros do Conselho de Professores, do Ensino Fundamental e Médio da Escola..., alunos, pais e funcionários da escola, sob a presidência da diretora da escola e com a presença dos professores coordenadores, com objetivo de: 1 – Analisar o perfil da classe e/ou aluno, após resultados obtidos nas sínteses do 1 º bimestre; 2 – propor ajustes devidos, com vistas à melhoria do processo ensino aprendizagem; 3 – Programar atividades de recuperação de estudos e compensação de ausências.
1- Situação da classe:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Causas prováveis para os obstáculos de aprendizagem da classe

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Proposta de solução para melhorar o desempenho da classe:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Outras sugestões:
5- Sugestões para os próximos conselhos:
Assinatura dos professores, pais, alunos, funcionários e gestores:

Nenhum comentário: